Sunday, April 24, 2011

Semana 7: Avaliação de Risco e Análise Multitemporal e de Regime Pluvial

Trata-se de um trabalho de conclusão de curso de engenharia ambiental, de autoria de Soares at al(2009), onde se faz uma avaliação dos riscos ambientais decorrentes da urbanização da microbacia do Córrego Urubu – DF.
O objetivo é entender o efeito resultante sobre o risco de saturação do solo e de erosão devido a mudanças da cobertura vegetal e uso do solo, em conjunto com cenários de mudanças na precipitação pluviométrica
A avaliação divide-se em duas partes:
1) Mapeamento preliminar dos riscos ambientais e,
2) Análise da vulnerabilidade à erosão espacial e temporal entre 1989/99 e 2009.
O mapeamento de riscos ambientais e a árvore e eventos e falhas são fundamentais a qualquer plano preventivo e emergencial desta natureza.
Para o caso de prevenção, estes mapas são excelentes indicadores de regiões de riscos e permitem inclusive a classificação do grau de severidade dos riscos e, no caso de planos emergenciais podem determinar rotas de fugas, recursos necessários etc.
O trabalho demonstrou que a aplicação de ARA permitiu identificar as áreas que estão sob risco tanto em termos de intervalo de tempo quanto de localização dentro do espaço em estudo.
Também demonstrou que o risco com presença mais acentuada é a erosão, uma vez que a urbanização altera entre outros aspectos, a cobertura vegetal e o uso do solo.
Uma das mais importantes conclusões a que chegam é a de que, em virtude da quando da construção da árvore de eventos e falhas, se o processo de controle de erosão não funcionar, as conseqüências serão desastrosas para o todo (Meio ambiente, nascentes, córregos, estradas, etc.).
Por consequência, para se possa evitar certos tipos de desastres como voçorocas, inundações e deslizamentos é imprescindível que haja programas de gerenciamento de riscos.

6 comments:

  1. Wygnes, por favor acrescente o nome dos autores, título, ano, localização (pelo menos um mapa).

    ReplyDelete
  2. Além disso, sua resenha deveria ter 500 palavras.

    ReplyDelete
  3. Ambos estudos demonstram a aplicação prática de metodologias de análise de riscos. Demonstram também que a partir delas é possível construir ferramentas que permitem uma visão bem aproximada do cenário atual e, até mesmo permitem simulações para cenários futuros mediante mudanças em um ou mais parâmetros. Com isto, pode se evitar, por exemplo, a ocupação de uma área onde já existe um risco ou que, num dado cenário, esta área venha a constituir uma área de risco.

    ReplyDelete
  4. Renata, acrescentarei o nome dos autores. Quanto a gravuras, eu tentei mas não consegui. Não sei como fazê-lo.
    Desculpe-me.

    ReplyDelete
  5. Renata, poderia me orientar como faço para editar? Não estou conseguindo editar os dois textos que coloquei agora no site. Estou on line agora.

    ReplyDelete
  6. Renata, quanto à quantidade de palavras, optei por publicar os textos separados a fim de facilitar os comentários dos colegas, mas pelo que havia compreendido (Não sei se corretamente) deveria ser apenas um texot abordando ambos os trabalhos. Nesse sentido, ultrapassa as 500 palavras mínimas. Outro aspecto, optei por fazer minha conclusão em forma de comentário, fora dos textos. Obrigado.

    ReplyDelete