Sunday, April 10, 2011

Danos causados pela chuva levam UnB a suspender aulas

Correio braziliense

Ataide de Almeida Jr.

Olívia Meireles

Ana Cláudia Felizola

Publicação: 10/04/2011 18:36 Atualização: 10/04/2011 19:32

Destruição na UnB (Felipe Malta/Divulgação)
Destruição na UnB
Por conta das fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal neste domingo (10/4) e inundaram grande parte da Universidade de Brasília, as aulas no câmpus Darcy Ribeiro estão suspensas amanhã.

A chuva começou por volta das 12h30 e acabou às 14h, acumulando 36,4 mm. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume seria considerado normal se não tivesse caído todo em tão pouco tempo — daí a quantidade de estragos pela cidade.

Um sol forte abriu após o temporal, porém, no início da noite, a chuva recomeçou. Na UnB, os funcionários estimam que a água tenha atingido cerca de três metros de altura, em salas e anfiteatros. Segundo a prefeitura do Campus, nunca havia acontecido um estrago como o de hoje.


A UNBTV, emissora da universidade, foi a que mais teve prejuízos. Todos os equipamentos foram danificados por causa da água. Anfiteatros, computadores e móveis ficaram submersos. De acordo com informações do Diretório Central dos Estudantes da UnB, o Complexo das Artes também foi alagado e livros foram danificados.

Com a hashtag #UnBAlagada no Twitter, estudantes postam a toda hora fotos e novas informações sobre a situação da UnB. O DCE também está convidando os alunos a ajudarem na limpeza do local. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros trabalham para tentar drenar a água.

Mais cedo

De acordo com a Defesa Civil, a situação da UnB está grave. Há possibilidade de paredes caírem. Não há como transitar pelo local e eles serão interditados. Os profissionais aguardam bombas, material de suporte e vestimentas próprias.

Um funcionário da UnB afirmou a reportagem que uma obra próxima ao Minhocão estaria atrapalhando todo o escoamento da água, além disso, a grama que foi aparada recentemente também teria provocado o entupimento dos canos que dão vazão as chuvas.

De acordo com o prefeito do câmpus, Paulo César Marques da Silva, nenhuma obra é feita na UnB sem autorização. O prefeito disse ainda que as aulas de amanhã realizadas no local provavelmente serão canceladas.

No comments:

Post a Comment