Sunday, April 24, 2011

TCC Engª Ambiental: Análise de Vulnerabilidade Climática Num Cenário de Crescimento Urbano na Microbacia do Córrego Urubu - DF

O trabalho de conclusão de curso de engenharia ambiental propõe a elaboração de ARA – Análise de Risco Ambiental para determinar o aumento dos riscos ambientais, erosão e alagamento em decorrência da implantação do Setor Habitacional Taquari - Trechos 2 e 3, dentro da região da microbacia do Córrego Urubu, Lago Norte – DF.
O método para apresentar avaliação de risco resultou da combinação entre a aplicação de um modelo hidrológico (O’Loughlin) aos tipos de solos encontrados na área em questão.
Buscou-se obter a probabilidade da saturação do solo para determinados níveis de precipitações e, em seguida, utilizaram o método de álgebra de mapas.
A partir daí tentaram qualificar os riscos prováveis em decorrência das saturações ao relacioná-los com o fator supressão de vegetações, conforme previsto em projeto para o setor.
Como um dos referenciais do trabalho é um EIA realizado em 1997, pode-se perceber que nele não havia informações relativas a áreas de riscos com o possível aumento de escoamento superficial resultante de impermeabilizações, com conseqüências de prováveis cheias em determinados locais.
Com base no projeto urbanístico do setor habitacional Taquari, depois da aplicação da metodologia, foi possível identificar as áreas de risco distribuídas dentro da área estudada com precisão de verificação para lotes.
O plano de Controle Ambiental realizado em 2006, que tem como tema a Drenagem Pluvial, ressaltou que mesmo com os atuais níveis de precipitação a área tem sérios problemas, pois, já sofreu e ainda sofre com a elevação das águas, haja vista que, ainda segundo o estudo, a capacidade de vazão está praticamente no limite

Depois da aplicação do modelo, concluem que, do modo como se apresenta o desenvolvimento do projeto, levando em consideração que se atualmente já existem problemas, com o aumento das áreas impermeabilizadas e aumento da vazão superficial, o resultado para o cenário projeto será desastroso.
O paliativo, que seriam retenções representa mais problemas do que soluções pois, como se sabe, necessitam de áreas para serem implantadas e, em caso de falhas nas mesmas, os danos na jusante decorrentes de um rompimento seriam muito graves.

No comments:

Post a Comment