Saturday, April 23, 2011

Semana 7 - Análise das Áreas Susceptíveis à Erosão na Microbacia do Córrego do Urubu, Lago Norte (DF)

RESENHA


DADOS DE REFERÊNCIA
Autor: Mariana da Silva Soares, Pedro Bias Dal’Ava, Edilson de Souza Bias, Renata Marson Teixeira de Andrade, Felipe Lima Ramos Barbosa.
Título: Análise das Áreas Susceptíveis à Erosão na Microbacia do Córrego do Urubu, Lago Norte (Distrito Federal, Brasil).
Local: VI Seminário Latino-Americano de Geografia Física. II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física. Universidade de Coimbra, Maio de 2010.

Este artigo, apresentado em evento da Universidade de Coimbra, foi organizado a partir dos dados de um trabalho de graduação na Universidade Católica de Brasília. Os autores analisaram os problemas relacionados com a mudança de uso do solo provenientes da implantação de um setor habitacional, a partir da perspectiva de avaliação de risco. O local estudado é a microbacia do Córrego do Urubu, afluente do Córrego do Torto, um dos tributários do Lago do Paranoá, Brasília – DF. Trata-se de uma área que, a princípio, fazia parte de um “cinturão verde” de proteção ambiental, que tinha como objetivo proteger a Bacia do Lago Paranoá.

De início, o objetivo definido para este estudo é a avaliação espacial das áreas de saturação do solo na área em questão, através da análise de cenários construídos para quatro períodos, simulando-se o aumento da vulnerabilidade à erosão. O pressuposto básico é que os riscos de erosão e de deslizamento do solo estão aliados a eventos chuvosos, tipo de solo, declividade e aumento da impermeabilização do solo; isto é evidenciado em uma cadeia de eventos que se inicia com o processo de urbanização, vindo a gerar diversas ameaças ao ambiente e à própria área urbana, entre as quais a erosão.

A avaliação de risco foi realizada pela combinação de um modelo hidrológico desenvolvido por O’Loughlin, que define o índice de umidade do solo baseado na análise da precipitação média, na transmissividade do solo, na área de contribuição a montante, no comprimento do exutório da bacia estudada e na declividade. Esse modelo foi aplicado aos diferentes tipos de solo encontrados na área em questão, a fim de se obter a probabilidade de saturação do solo para precipitações de 42, 84, 126 e 169mm. Ao final, procedeu-se à intersecção das zonas de saturação com a informação de cobertura vegetal, que é uma variável temporal, possibilitando a observação da influência deste parâmetro no aumento ou diminuição das áreas já vulneráveis.

O desenvolvimento dessa abordagem é descrito passo-a-passo com a indicação dos processos de obtenção dos dados pluviométricos a partir de estações próximas ao local; o cálculo da transmissividade com apoio na literatura científica; e a determinação da área de contribuição a montante, declividade e comprimento do exutório.

O resultado foi a confecção de um cartograma com os quatro cenários analisados para os diferentes valores de pluviosidade e também a análise multitemporal das zonas de saturação. Desta maneira, ficou demonstrado que o aumento gradativo das zonas de solo provavelmente saturadas para crescentes níveis de precipitação tornam-se áreas de risco de erosão. Três pontos de risco foram destacados: um de alta vulnerabilidade, próximo a residências do bairro Taquaril; outro de baixa vulnerabilidade por não estar em uma zona de saturação do solo e com vegetação regenerada exuberante; e um terceiro, em processo erosivo avançado.

Os autores concluem pela viabilidade da metodologia aplicada na avaliação de risco ambiental e de vulnerabilidade à erosão, confirmada por trabalhos de campo; indicam suas limitações e recomendam a continuidade da avaliação de riscos, para a fase de gerenciamento de risco e quantificação por meio de matriz de risco; assim também indicam a aplicação do modelo de mapa de vulnerabilidade para a obtenção de áreas prioritárias para a recuperação ambiental.

Observa-se uma tendência crescente de estudos científicos aplicados a problemas reais relativos ao processo de desenvolvimento urbano brasileiro. O extraordinário ritmo de expansão urbana que ocorre no Brasil, reforçado pelas correntes migratórias e pela demanda de espaços habitacionais nas grandes cidades, gera impactos negativos ao meio ambiente, exigindo políticas públicas de precaução, prevenção e mitigação desses impactos, para garantir qualidade de vida adequada e resguardar as pessoas de riscos que ameacem a sua integridade. Neste sentido, o artigo analisado apresenta uma contribuição viável e prática para a abordagem de avaliação de risco em área de expansão urbana.

Márcio José dos Santos
Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental
Universidade Católica de Brasília

3 comments:

  1. o artigo é muito importante por retratar a realidade brasileira, em que áreas de terra são ocupadas irregularmente, implicando erosões e, consequentemente, desabamentos, responsáveis pelas mortes de centenas de pessoas. Estudos como este são de fundamental importância por prevenirem desabamentos.

    ReplyDelete
  2. O trabalho é bem interessante principalmente para os estudos das mudanças climáticas, no qual deve ser feita a avaliação e o gerenciamento dos riscos levando em consideração as mudanças de parâmetros, como por exemplo o aumento da precipitação em áreas vulneráveis.

    ReplyDelete
  3. A metodologia utilizada é extremamente bem embasada e complexa, demonstrando a aplicação dos conceitos aprendidas na matéria de gestão de riscos juntamente com as ferramentas de geoprocessamento.
    O trabalho é de extrema relevância para orientar futuros trabalhos e até mesmo o Governo para, ao menos, elaborar planos de emergência. Além disso, comprovam que é imprescindível a incorporação da Avaliação de Riscos aos Estudos de Impacto Ambientais.
    Além de deixar clara a irresponsabilidade do Governo local ao licitar novos lotes sem consultar a sociedade e sem fazer estudos para determinar os imapctos às comunidades que já vivem na região.

    ReplyDelete