Wednesday, August 18, 2010

Tragédia no Golfo do México

Por: Lucas Lima de Oliveira, Lillen Vater de Araújo, Henrique Rodrigues Marques, Pedro Henrique Lopes Batista e Renata Torres Costa.

Derramamento de Petróleo no Golfo do México

A Plataforma Deepwater Horizon, de propriedade da Transocean e da BP (British Petroleum), explodiu no dia 20 de abril de 2010 e acabou afundando no dia 22 do mesmo mês, causando um dos maiores desastres mundiais de derramamento de petróleo.

O incidente ocorreu em mar aberto, no maior golfo do mundo, o Golfo do México, sendo que a costa mais próxima era do estado de Louisiana (EUA), precisamente a cidade de Nova Orleans, a 64 Km do vazamento, que acabou sendo atingida no dia 06 de maio, com pequenas quantidades de petróleo.


Figuras 1, 2 e 3 - imagens da mancha inicial e sua localização

Causas do Evento


Suspeita-se que a causa da explosão da plataforma tenha sido uma bola de metano que escapou do poço de extração, expandiu-se celeremente provocando o acidente. Logo após dois dias de queima, a plataforma afundou e danificou o poço de extração, o qual começou a liberar o petróleo. A tragédia poderia ter sido evitada se a empresa tivesse instalado uma válvula de segurança, a qual conteria o vazamento, "A companhia aceitou correr o risco de não colocar a válvula para poder economizar", disse Mike Papantonio, o advogado dos pescadores da região do golfo do México.

Outra causa pode ter sido a perfuração abaixo da profundidade permitida de 5.600 m, chegando até 7.000 de exploração


Pessoas e Bens afetados

Foram 11 funcionários mortos com explosão da plataforma. Vários equipamentos de custos elevados além de altos investimentos no mercado de petróleo sofreram baixas consideráveis. Houveram também grandes perdas de ecossistemas terrestres e marinhos e que poderão demorar vários anos para se restabelecerem, mesmo com os altos gastos para a recuperação.

Ações e Decisões tomadas


O governo chegou a enviar 1,9 mil trabalhadores e 300 barcos e aviões para o local do acidente na tentativa de remediar e mitigar os impactos, com o uso de bóias, dispersantes químicos, evaporação, dissolução, incêndios controlados e robôs para tentar fechar as válvulas de vazamento, contudo a atividade era difícil, havendo sucesso quando robôs conseguiram fechar o vazamento menor dos três existentes no dia 06 de maio.
Desde 15 de julho não há mais vazamento no local, uma vez que a BP selou o topo do poço com cimento e lodo, e procura selar um poço auxiliar para garantir a afetividade da ação.


Os Custo da destruição


Os EUA apresentou uma conta de mais de US$ 100 milhões à BP e a outras empresas relacionadas ao vazamento de petróleo no Golfo do México. O valor refere-se aos custos das operações para conter a expansão da maré negra, inclusive a proteção da orla e a captura do petróleo. Essa é a quarta multa apresentada à BP desde o acidente na plataforma petrolífera, em abril.
Em 09 de agosto a Companhia fez sua primeira contribuição de US$ 5 bilhões as vítimas do vazamento e anunciou já ter gastado o montante de U$ 6,1 bilhões para combater as conseqüências do vazamento. Isso inclui atividades como limpar o óleo, perfurar um segundo poço para injetar cimento no primeiro e indenizações ao governo federal e aos estados americanos afetados.
As indenizações compreendem um total de 145 mil pedidos, dos quais 103,9 pagamentos foram efetuados, representando um total de U$ 319 milhões.
A BP anunciou disponibilizar $52 milhões às organizações federais e estatais de Saúde e outros programas pela costa dos Estados Unidos no Golfo. Destaca-se que o cálculo total é provisório, uma vez que o valor final é desconhecido.

Cadeia de Eventos

Árvore de Eventos

Árvore de Falhas


Referências


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,bolha-de-metano-causou-explosao-de-plataforma-no-golfo-do-mexico,548901,0.htm

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u725867.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u731231.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u728877.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u730489.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u731043.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/782537-bp-finaliza-teste-de-pressao-resultados-serao-analisados-pelo-governo.shtml

http://response.restoration.noaa.gov/dwh.php?entry_id=809

2 comments:

  1. Um ano depois a BP está fazendo mudanças na suas operações e modelos de gestão.
    Lamentável é precisar ter uma crise para que avanços sejam realizados em prol de um monitoramento de riscos.
    Veja mais em:http://gaulia.blogspot.com/2011/07/golfo-do-mexico.html
    Abçs.
    Gaulia

    ReplyDelete
  2. Obrigada pelo comentário, Gaulia. Sim, é triste ver que a sociedade aceita sob a ótica da ignorancia e da ganancia viver com riscos como estes....

    ReplyDelete