Friday, August 13, 2010

Gráfico Dose-Resposta


O gráfico representa a metodologia de dose-resposta para avaliação da contaminação (DRAC) por mercúrio em tecido muscular de corvinas, oriundas da Baía de Guanabara. Foram coletadas 23 corvinas buscando três diferentes intervalos de idade ou tempo de exposição aferidos pelo tamanho. O objetivo foi estabelecer a interrelação dose-resposta para as corvinas, estimar suas taxas de captação diária de Hg, estimar o tempo de exposição necessário para o acúmulo atingir 500 g.Kg-1, avaliar comportamento migratório da corvina através da razão Hg filé:fígado, todos os testes foram feitos no período entre 1990 e 2001.
Para avaliar o acumulo de Hg no tecido muscular e no fígado do peixe, com o valor médio de concentração tecidual da amostragem considerada, sendo chamada de dose de acúmulo 50 ou DA50. Utilizou-se o método probit para o cálculo da DA50. Os tempos de exposição potenciais foram transformados em seus logaritmos e a freqüência das
respostas foram transformadas em unidades probit.
Os teores de Hg no filé referentes a 1990, após submetidos à DRAC, resultaram em taxa de captação diária de Hg de 0,15 g.kg-1.dia-1, com dose de acúmulo (DA50) de 100g.kg-1. Na amostragem de 2001, o efeito a ser observado (ou Dose de Acúmulo 50 - DA50) foi estabelecido em 160 g.Kg-1, valor médio da concentração de Hg
na amostragem total. Os resultados estimaram uma taxa diária de captação de Hg de
0,74 g.Kg-1.dia-1.A partir deste resultado, foi possível determinar que, em aproximadamente 2 anos de exposição, metade das corvinas da população da Baía de Guanabara atingiriam a resposta de 500 g.Kg-1.
Podemos ver que as corvinas são indicadores de contaminação mercurial, e durante o tempo de pesquisa foi observado um acréscimo significativo na magnitude da contaminação e na biodisponibilidade de mercúrio na Baía da Guanabara.

No comments:

Post a Comment