Wednesday, August 18, 2010

Ex. Dose-Resposta por Henrique Marques

Assoreamento no Rio Itampemirim


Acompanhando a trajetória do Rio Itapemirim, percebe-se, claramente, que o assoreamento ano a ano vem se tornando mais grave. A disponibilidade hídrica reduzida, historicamente observada, e o desmatamento desordenado, caracterizando a degradação constante da Bacia do Rio Itapemirim são responsáveis pela redução drástica potencial de sustentação socio-econômico de toda região geográfica.

Em anos de baixa precipitação pluviométrica já se verificaram algumas tendências à desertificação em determinadas regiões da bacia, existindo solos que, por sua baixa capacidade de retenção de água pelo comportamento hidrológico, se assemelham aos ambientes desérticos.


Texto extraído de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Itapemirim


De acordo com a situação apresentada acima observa-se a relação entre a quantidade de áreas desmatadas e o assoreamento ao longo do rio, que pode ser representada como sendo,a diminuição da disponibilidade hídrica drasticamente em decorrência do aumento do desmatamento na região, ou seja, a medida em que vai aumentando o desmatamento, também ocorre um ganho significativo no assoreamento ao longo do rio. O gráfico abaixo demostra a resposta deste evento.




No comments:

Post a Comment