Tuesday, March 2, 2010

Semana 2 - Introdução a avaliação de risco ambiental

Olá caros alunos,

Sejam bem-vindos ao blog de ARA!

Ao ler o que seus colegas postaram no ano passado, vcs irão verificar que tivemos algumas postagens que dizem respeito a grandes desastres de indústrias químicas e nucleares, que foram dramáticas em seu tempo. Estes desastres nos ensinam muito sobre os riscos ambientais. Por outro lado, há riscos ambientais diários os quais desconhecemos que estamos expostos e seus efeitos que dependem da dose de exposição: exposição a produtos tóxicos, como aqueles encontrados em cosméticos e produtos de limpeza.

Diferentemente do ano passado, neste primeiro semestre de 2010, a nossa atenção foi levada a rever outros graves problemas ambientais de magnitude quase globais, que geram riscos associados às mudanças ambientais globais: chuvas e inundações, com deslizamento de terra em diversas regiões no sudeste e centroeste brasileiro, na África, Europa e outras regiões da América do Sul; raios e mais raios que caem sobre nosso território devido ao aquecimento global e que podem gerar danos materiais, e a pessoas, causar inclusive a queda de grandes jets como o que ocorreu com o da airfrance no ano passado; terremotos como no Haiti e depois no Chile, este último inclusive gerou um alerta de tsunamis no pacífico sul!

Espero que vocês tenham muito entusiamo para ler o que foi postado por seus colegas que cursaram esta disciplina no ano passado e depois possam também compartilhar neste espaço o que vcs encontraram de interessante e que ao final possam construir juntos um lugar de troca de idéias sobre os riscos ambientais que hoje vivemos.

somente relembrando o website do US Geological service
usgs.gov

Os grupos ficaram divididos assim:
g1 - Eliel e Thiago - Chuvas
g2 - Erika, Igor e Thomson - Haiti
g3 - Kenia e Bernardo - Chile
g4 - Dyego e Romulo - Airfrance
g5 - Alessandra e Helena - Raios

Um abraço a todos e bom trabalho

Renata

2 comments:

  1. CHUVAS

    Thiago Augusto
    Eliel

    O fenômeno do El Niño acontece a cada quatro anos, sendo um super aquecimento no Pacífico Tropical, cujo fenômeno contrário, fora desta época, é o resfriamento que acabou sendo chamado de "La Niña". O El Nino é o regulador climático do planeta. A importância do El Niño é tamanha que suas oscilações térmicas no Pacífico Tropical podem causar tempestades e enchentes no Equador ou nos Estados Unidos, como secas na Indonésia ou na Amazônia.
    Mas será que as fortes chuvas em todo o país e principalmente no sudeste brasileiro são motivadas pelo fenomeno? Quando as chuvas irão parar? Será que a próxima estação será de clima intenso quanto a essa?
    Só neste sábado, dia 06/03/2010, um jogo de futebol entre Palmeiras(SP) X Sertãozinho(SP) que aconteceria mo estádio Palestra Itália teve que ser adiado devido as fortes chuvas que castigaram a capital paulista na madrugada e durante toda a manha deste sábado. O estado de são Paulo ate começou a se preparar contra as enchurradas mas a chuva não continuou para alívio dos paulistanos.
    As chuvas no sudeste brasileiro não castigam apenas são paulo, neste sábado(06/03) no Rio de Janeiro as fortes chuvas causaram desabamentos e duas mortes.
    "No bairro Anchieta, na zona norte do Rio de Janeiro, o desabamento de duas casas soterrou sete pessoas. Duas delas morreram, segundo informações da Globo News.
    Ainda de acordo com a emissora, duas casas também desabaram em Santa Tereza, na região central do Rio, e deixou quatro pessoas soterradas nos escombros.
    A linha dois do metrô chegou a ser interrompida por causa da queda de uma árvore. Os bombeiros registraram 18 quedas de árvores provocadas pela chuva e por rajadas de vento.
    O temporal provocou ainda alagamentos e deixou moradores de cinco bairros sem luz, entre eles Ipanema, Leblon e Botafogo.
    Parte do teto de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, desabou durante a noite, mas ninguém ficou ferido."(http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,chuva-causa-desabamentos-e-duas-mortes-no-rio,520711,0.htm)

    Quem tiver alguma notícia e quiser compartilhar meu e-mail é thiagoaugusto.ambiental@gmail.com

    ReplyDelete
  2. Caros colegas, gostaria de comentar sobre as chuvas em São Paulo.
    Quando a chuva cai em São Paulo, os ânimos se alteram, a pista molha absurdamente e se tiver uma curva o risco aumenta significativamente. As grande chuvas que estão caindo com mais freqüência em São Paulo, talvez devido as mudanças climáticas e ou o aquecimento global, são um dos maiores motivos de risco em todo o estado, estes ricos geram grandes mudanças na economia e também na rotina da população.
    Com as grandes chuvas e as pistas alagadas os ricos de acidentes ficam cada vez maiores no trânsito, sem contar as grandes enchentes e os deslizamentos de terra causados pelo excesso de águas . Tais enchentes e deslizamentos são causas de varias mortes nos últimos tempos e motivo de perda de diversos bens matérias. Isto faz com que as seguradoras, tendo em vista os resultados dos cálculos de risco, que são cada vez mais intuitivo, aumentem suas apólices de forma exagerada com o medo de tomarem prejuízo. Fator este que mexe com toda a economia do estado.
    As grande chuvas torrenciais também são motivos de mudança na cultura e hábitos do povo, pois quando o céu fecha em São Paulo você não sabe o que pode acontecer, isso faz com que o individuo repense todos seus planos para aquele dia.
    Este é um problema que é sério e que devemos nos alertar, pois as chuvas a cada dia que passa quebra seus limites de queda em milímetros (mm), como podemos constatar na reportagem do jornal O Globo, publicado no dia 8/12/2009.E não podemos ficar parados diante de tamanha situação.

    ReplyDelete