Thursday, September 15, 2011

Governador assina decreto e declara Situação de Emergência no DF

Governador assina decreto e declara Situação de Emergência no DF

Publicação: 15/09/2011 21:17 Atualização:Correio Braziliense

O governador Agnelo Queiroz declarou Situação de Emergência no Distrito Federal devido aos excessivos incêndios florestais. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (15/9) no Diário Oficial do DF (DODF). A medida reforça a portaria conjunta, assinada na última semana pelas secretarias de Estado de Defesa Civil, Educação, Governo e Segurança Pública.

Mesmo com a trégua no clima seco, o vigor do decreto estabelece inicialmente 60 dias, entretanto, pode cessar assim que a situação de risco de novos incêndios seja reduzida. De acordo com a Defesa Civil, aos poucos a umidade começa a apresentar pequenos índices de melhora. Segundo O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar variou entre 60% e 30% nesta quinta-feira. A temperatura mínima ficou em 17,8ºC e a máxima em 27,6ºC.

Segundo a assessoria da Secretaria de Comunicação, o decreto prevê, entre outras aplicações, a possibilidade de os órgãos afetados (Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, e o Corpo de Bombeiros Militar do DF) adquirirem insumos que impeçam diretamente o fogo de se alastrar, como, por exemplo, bataclaves, máscaras, abafadores e bombas costais.

Ainda de acordo com a assessoria, a assinatura do decreto decorre de, principalmente, dois fatores: os incêndios já terem atingido mais de 35 mil hectares no Distrito Federal e o desconforto causado à população pela queima da biomassa, que resulta em fuligem e poluição.

No comments:

Post a Comment