Saturday, August 27, 2011

II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais e Sustentabilidade

Vivemos em um território largamente urbanizado com uma ocupação humana densa e muitas vezes inadequada, em tempos de variações climáticas complexas. Os desastres ambientais, cujos impactos têm afetado diretamente a vida de diversas comunidades (em especial, as mais carentes), se tornam assim, cada vez mais, uma séria preocupação nos âmbitos nacional e internacional.

Embora a crença da inevitabilidade natural dos desastres continue existindo, a influência do comportamento humano nos seus catastróficos impactos é hoje comumente reconhecida. Algumas vezes, conseguimos certo sucesso na luta contra velhos modos de pensar e agir e adoptamos novas práticas; outras vezes, embora reconhecendo a necessidade de alterar hábitos de vida, insistimos em formas de relação com o ambiente que já foram identificadas como desadequadas.

Necessitamos de um novo paradigma de conhecimento-ação, baseado na ideia de incerteza, interdependência e complexidade que nos leve a uma nova postura ética de respeito da Terra e da promoção de modos de vida mais sustentáveis. A história do ambiente pode desempenhar um papel decisivo na compreensão das reais causas dos desastres naturais/ambientais. Ela pode também dar um importante subsídio para a sua prevenção e para a construção de sociedades/formas de desenvolvimento mais sustentáveis.

Frente a esta realidade e objetivando conscientizar e capacitar novos atores o Núcleo de Estudos Ambientais, o Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação, o Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (MPPT), a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade, o Grupo Coordenador de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Riscos para Emergências e Desastres (GCEPED-GR) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Fundação de Arte e Tecnologia

(FUNDARTEC) organizam entre os dias 15 a 19 de novembro de 2011, o II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais e Sustentabilidade (15 a 19 de novembro) e o GISDay (16 de novembro).

1 comment:

  1. welding titanium - Ti-Titanium Art - TITanium Art
    Welding omega seamaster titanium titanium titanium dioxide in food is the ultimate way to use buy metal online your welding microtouch solo titanium machine or titanium welding any parts from the world-famous welding line!

    ReplyDelete