Saturday, August 27, 2011

II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais e Sustentabilidade

Vivemos em um território largamente urbanizado com uma ocupação humana densa e muitas vezes inadequada, em tempos de variações climáticas complexas. Os desastres ambientais, cujos impactos têm afetado diretamente a vida de diversas comunidades (em especial, as mais carentes), se tornam assim, cada vez mais, uma séria preocupação nos âmbitos nacional e internacional.

Embora a crença da inevitabilidade natural dos desastres continue existindo, a influência do comportamento humano nos seus catastróficos impactos é hoje comumente reconhecida. Algumas vezes, conseguimos certo sucesso na luta contra velhos modos de pensar e agir e adoptamos novas práticas; outras vezes, embora reconhecendo a necessidade de alterar hábitos de vida, insistimos em formas de relação com o ambiente que já foram identificadas como desadequadas.

Necessitamos de um novo paradigma de conhecimento-ação, baseado na ideia de incerteza, interdependência e complexidade que nos leve a uma nova postura ética de respeito da Terra e da promoção de modos de vida mais sustentáveis. A história do ambiente pode desempenhar um papel decisivo na compreensão das reais causas dos desastres naturais/ambientais. Ela pode também dar um importante subsídio para a sua prevenção e para a construção de sociedades/formas de desenvolvimento mais sustentáveis.

Frente a esta realidade e objetivando conscientizar e capacitar novos atores o Núcleo de Estudos Ambientais, o Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação, o Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (MPPT), a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade, o Grupo Coordenador de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Riscos para Emergências e Desastres (GCEPED-GR) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Fundação de Arte e Tecnologia

(FUNDARTEC) organizam entre os dias 15 a 19 de novembro de 2011, o II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais e Sustentabilidade (15 a 19 de novembro) e o GISDay (16 de novembro).

No comments:

Post a Comment