Monday, March 21, 2011

Um Programa Nacional para Avaliar Perigos, Riscos e Resiliencia.

Em 2007, o USGS (Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos), desenvolveu uma estratégia cientifica para delimitar os possíveis danos naturais nas próximas décadas, visando principalmente as potencias áreas de riscos a partir de diversos seguimentos da ciência, para promover bem estar e segurança as nações.
Este sistema de monitoramento e estudo de acontecimentos naturais conta com dados em tempo real a partir de satélites e um histórico acerca das condições naturais ao longo do tempo.
O desafio do USGS consiste em expandir e modernizar o sistema de monitoramento e comunicação para servir de ferramenta para o estado se preparar para lidar com eventos naturais que ponham em risco a humanidade como atividade vulcânica, terremotos, ploriferação de doenças entre outros potenciais perigos naturais. O aumento de pesquisas na área de causas e conseqüências dos perigos naturais em relação a sociedade, clima e meio-ambiente, é também uma das áreas de atuação do USGS, promovendo o desenvolvimento de modelos para gerir mitigação em situações de emergência a curto e longo prazo.
O USGS atua juntamente com parceiros de pesquisa na área governamental, acadêmica e do setor privado, para preparar a sociedade a lidar com os perigos naturais, usando a comunicação como uma das principais ferramentas.

No comments:

Post a Comment