Sunday, October 16, 2011

Semana Nacional de Prevenção de Desastres

Brasil adotará estratégia da ONU para construir cidades resilientes a desastres

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, está lançando no Brasil a campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”, da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (Eird), coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A ação faz parte da 7ª Semana Nacional de Redução de Desastres, que vai acontecer entre os dias 10 a 15 de outubro. O objetivo é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem estar e segurança aos cidadãos.

A construção de uma cidade resiliente, envolve 10 providências principais a serem implementadas por prefeitos e gestores públicos. Cinco delas com tem origem nas prioridades estabelecidas em 2005 pelo Marco de Ação de Hyogo (Japão), quando 168 países se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres até 2015.

Entre as medidas estão: a criação de programas educativos e de capacitação em escolas e comunidades locais, o cumprimento de normas sobre construção e princípios para planejamento e uso do solo, o investimentos em implantação e manutenção de infraestrutura que evitem inundações e o estabelecimento de mecanismos de organização e coordenação de ações com base na participação de comunidades e sociedade civil organizada.

A campanha define “Cidade Resiliente” como sendo aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente os efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

Um dos apelos da campanha é no sentido de mostrar que a redução de riscos e desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos, de oportunidades comerciais e a igualdade social, além de garantir ecossistemas mais equilibrados e melhorias nas políticas de saúde e educação.

Fonte:
Ministério da Integração Nacional

No comments:

Post a Comment