Sunday, July 31, 2011

Explosão e incêndio em Embu das Artes- SP

Edição do dia 30/07/2011

30/07/2011 14h06 - Atualizado em 30/07/2011 14h06

Incêndio destrói fábrica de solventes em Embu das Artes, na Grande SP

Técnicos da Agência Nacional do Petróleo investigam se a empresa funcionava de forma regular. Cinco pessoas ficaram feridas no acidente.

Carla Modena Embu das Artes, SP

O incêndio numa fábrica de solventes em Embu das Artes, na Grande São Paulo, deixo cinco pessoas feridas - três em estado grave. Os vizinhos prestaram os primeiros socorros aos feridos. As chamas se espalharam rapidamente e atingiram os tanques de combustível. Como a fábrica produzia solvente industrial, os produtos químicos alimentavam o fogo.

“Na hora foi uma explosão. Eu vi uma labareda de uns dez metros. Saí até o portão e a labareda tomou conta da rua. Teve um estrondo muito grande e muita correria. Foi terrível”, conta um vizinho. “Tremeu até a porta. Acordei rapidinho pra ver o que era e todo mundo começou a correr desesperado, gritando”, disse outro morador.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

O acidente fez o trânsito rodovia Régis Bittencourt parar. O combustível correu para um córrego próximo, que se transformou num rio de fogo. “É etanol e acetato, que são muito perigosos. Há um total de três tanques. Em torno de seis a sete já queimaram, mas estão preservando os outros que ainda não explodiram”, diz Carlos Senna,
coordenador da Defesa Civil.

Os bombeiros tinham pressa em apagar o incêndio, mas era difícil atingir a base das chamas por causa das altas temperaturas - acima de mil graus, a água evapora antes de chegar ao fogo. Era preciso esperar todo o combustível queimar.

Representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) estiveram no local na manhã deste sábado. O objetivo era saber exatamente com que produtos a fábrica trabalhava e se era necessário ter autorização da ANP, mas os técnicos não conseguiram analisar nada porque a empresa está sem energia, os computadores não funcionam e, portanto, eles não puderam ter acesso às notas fiscais eletrônicas.

Peritos também estiveram no local. Ainda há vazamento de produtos químicos. Bombeiros devem ficar no local durante o dia porque ainda há risco de o fogo recomeçar. Os técnicos da ANP devem voltar na segunda-feira a Embu das Artes para verificar se a fábrica funcionava de forma regular. A empresa ainda não se pronunciou sobre o incêndio.

No comments:

Post a Comment