Wednesday, September 8, 2010

Avaliação de Risco e Impactos Ambientais do Poliduto Estrutural - DF

Por: Henrique Rodrigues Marques; Lillen Vater de Araújo; Lucas Lima de Oliveira; Pedro Henrique Lopes Batista; Renata Torres Costa

Descrição do Empreendimento

O presente estudo e demais considerações deste trabalho foram aplicados para a Vila Estrutural, do que foi criada de conforme a Lei Distrital nº 3315 de 27 de janeiro de 2004, e é formada pelo SCIA – Setor Complementar de Indústria e Abastecimento no qual está incluso a Vila Estrutural. É denominada RA XXV – SCIA – Estrutural, visando avaliar as condições do Mapeamento de Risco Ambiental do sistema de duto OSBRA, utilizado para o transporte de hidrocarbonetos entre a Refinaria de Paulínia (REPLAN), em São Paulo, até o Terminal Terrestre de Brasília, no Distrito Federal. Dessa forma, deve-se levar em consideração fatores ambientais de relevância situados em áreas vulneráveis ao impacto de decorrente transporte, como subsídio para ações de proteção e contingência na área da Cidade Estrutural.

Traçado do Poliduto OSBRA

Mapa do Oleoduto OSBRA na Vila Estrutural.

Categorias de Frequência.

Categoria

Denominação

Descrição

A

Extremamente

Remota

Cenários que dependem da combinação de falhas múltiplas. Ocorrências não esperadas ao longo da vida útil da instalação

B

Remota

Improvável

Cenários associados a pelo menos uma falha de equipamento de grande porte.

C

Cenários cujas ocorrências dependem de uma única falha, independentemente do porte do equipamento, podendo também ser causada por erro humano.

D

Provável

Frequente

Ocorrência esperada pelo menos uma vez ao longo da vida útil da instalação.

E

Possibilidade de ocorrer a falha pelo menos uma vez ao longo de um ano de operação. Diversas ocorrências já registradas na instalação em análise ou em instalações similares.



Categorias de Severidade.

Categoria

Denominação

Descrição

I

Desprezível

Eventos associados à ausência de danos ou danos não mensuráveis.

II

Marginal

Crítica

Ocorrências com potencial de causar danos irrelevantes ao meio ambiente, à instalação e às comunidades interna e externa.

III

Situações com potencial para ocasionar impactos ao meio ambiente externo com reduzido tempo de recuperação, podendo provocar lesões de gravidade moderada na população

IV

Catastrófica

Ocorrências com potencial de gerar impactos ambientais significativos em áreas externas às instalações e com tempo de recuperação elevado, podendo também provocar mortes ou lesões graves na população.


Matriz de Riscos com a combinação entre Freqüência e Severidade


Severidade

Frequência

Risco

I - Desprezível

A - Extremamente Remota

1 – Muito baixo

II - Marginal

B - Remota

2 – Baixo

III - Crítica

C - Improvável

3 – Moderado

IV - Catastrófica

D - Provável

4 – Alto


E - Frequente

5 – Muito Alto


Mapa do Terminal Terrestre de Brasília e suas instalações.







Trabalho na íntegra clique aquí

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