BRASÍLIA e GOIÂNIA [ ABN NEWS ] - Um terremoto de 4,6 pontos na escala Richter foi registrado no Centro-Oeste goiano pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e pelo Instituto USGS dos Estados Unidos.
De acordo com as primeiras informações, o tremor foi registrado às 17h e o epicentro do terremoto foi na divisa de Goiás e Tocantins, com mais intensidade no município de Mara Rosa, mas o tremor foi sentido em Brasília e em Goiânia.
Em Goiânia, segundo informações do Corpo de Bombeiros, o tremor foi sentido no Setor Oeste e nos arredores na Praça Cívica, no centro.
No Distrito Federal, vários prédios foram desocupados e moradores relataram que na tarde de hoje teriam sentido o chão tremer por volta das 17h15. Há relatos de tremores sentidos no Plano Piloto, Santa Maria, Águas Claras, Taguatinga e Setor de Industrias, entre outras regiões.
O observatório sismológico da UnB, que também registrou o terremoto, considerou o tremor como o maior já sentido no Distrito Federal. O abalo alcançou 4,6 pontos na escala Richter, de acordo com informações preliminares do órgão.
O maior terremoto documentado no país ocorreu em 1955, em Porto dos Gaúchos, na Serra do Tombador (MT), e teve magnitude 6,6 na escala Richter. Os terremotos mais destrutivos deste ano aconteceram no Haiti (magnitude 7, em 12 de janeiro) e no Chile (magnitude 8,8, em 27 fevereiro). Mais de 226 mil pessoas morreram em 2010 vítimas de terremotos.
Sequencia de tremores - Na última segunda-feira (4) e também na terça (5) pelo menos cinco municípios do Estado de goiás foram atingidos por abalos sísmicos alcançando o maior deles tremor de 3,6 graus na escala Richter.
De acordo com o Observatório da UnB, que havia registrado os abalos no começo da semana, o epicentro foi também localizado na cidade de Mara Rosa. Moradores de Estrela do Norte, Santa Terezinha de Goiás, Mutunópolis e Bonópolis também sentiram naquela região a terra tremer. O terremoto aconteceu às 16h08.
Técnicos do Observatório esclarecem que os tremores são provocados por uma falha geológica localizada em Goiás e em Tocantins. “Esses estados são cortados por um lineamento chamado Transbrasiliano. Esse lineamento é um conjunto de falhas geológicas que às vezes se movimentam e geram esses sismos.”
Ainda segundo o Observatório, a falha geológica localizada entre Goiás e Tocantins provocam tremores frequentes na região, mas que raramente são sentidos
Esta semana em sala de aula, na terça pela manhã, conversamos sobre a possibilidade de um terremoto em Brasília.
ReplyDeleteE tivemos um terremoto numa escala ainda pequena, mas que foi sentido em quase todo centro-norte do Goiás e no DF, e deixou muita gente assustada!
Senti a sala 222 do Campus 2 tremer, e isso me fez lembrar da California, dos tempos em que tinhamos sempre este perigo iminente, várias simulações de emergências e um monte de kits terremoto para o caso do Big One um dia atingir a região.
Estaria Brasília e sua população preparada para um terremoto maior?
http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/dyfi/events/us/2010cdcf/us/index.html
ReplyDeleteSe estiver interessado em conhecer o que o USGS diz.
e Acompnhar os terremotos nesta semana.