Friday, April 23, 2010

Mudança Climática 27/04 terças ambientais

ocê está convidado para as palestras das Terças Ambientais do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília irão começar. A série "Terças Ambientais" abre o espaço para palestrantes convidados de diversos setores da sociedade civil, universidade, indústria e governo debaterem com o público acadêmico e em geral sobre assuntos relevantes ligados a planejamento e gestão ambiental. Contamos com sua presença!

Apresentamos Saulo Rodrigues Filho, professor adjunto e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS-UnB).

Tìtulo da palestra: Um passeio pelo aquecimento global – do alarmismo ao ceticismo, passando pela sensatez
Local:Sala B-205
Horário: 7:30-8:45 da noite
SGAN 916 Campus 2 da Universidade Catolica de Brasili
Data: 27/04/2010
Local:Sala B-205
Horário: 7:10-8:45 da noite
SGAN 916 Campus 2 da Universidade Catolica de Brasili
O tema central das Terças Ambientais neste primeiro semestre de 2010 é muito controverso e extremamente relevante: Mudança Climática e Políticas de Planejamento e Gestão. A estratégia de planejar e gerir a Mitigação das causas do aumento das emissões de gases do efeito estufa tem sido considerada prioritária para muitos países. Nos últimos anos, porém, a estratégia de Adaptação aos efeitos da mudança climática ficaram somente restritos aos debates entre cientistas e formuladores de políticas. Em 2009, o Brasil apresentou o Plano Nacional de Mudança Climática no encontro de Coppenhagen, com políticas de redução de GEF e um plano de mitigação por setores econômicos bem definidos, porém com um plano de Adaptação que deixa muitos espaços em branco. A adaptação se configura como necessária para responder, de forma eficaz e eqüitativa, aos impactos esperados não apenas pelas mudanças climáticas, mas também pela variabilidade do sistema do clima. Assim, estará o PNMC de fato contemplando os desafios e preparado para uma política orquestrada de Adaptação?


No comments:

Post a Comment